Saturday 21 December 2019

Os oito elementos do tqm


Os Oito Elementos do TQM


Nayantara Padhi 22


Total Quality Management (TQM) é uma abordagem de gestão que se originou na década de 1950 e tem vindo a tornar-se cada vez mais popular desde o início dos anos 1980. Qualidade total é uma descrição da cultura, atitude e organização de uma empresa que se esforça para oferecer aos clientes produtos e serviços que satisfaçam as suas necessidades. A cultura requer qualidade em todos os aspectos das operações da empresa, com processos sendo feitos na primeira vez e defeitos e resíduos erradicados das operações.


Para ter sucesso na implementação da TQM, uma organização deve se concentrar nos oito elementos-chave:


Ética


Integridade


Confiar em


Treinamento


Trabalho em equipe


Liderança


Reconhecimento


Comunicação


Este artigo pretende descrever os oito elementos que compõem o TQM.


Elementos chave


A TQM foi inventada para descrever uma filosofia que faz da qualidade a força motriz por trás das iniciativas de liderança, design, planejamento e melhoria. Para isso, a TQM requer a ajuda desses oito elementos-chave. Estes elementos podem ser divididos em quatro grupos de acordo com sua função. Os grupos são:


I. Fundação Inclui: Ética, Integridade e Confiança.


II. Construção de Tijolos Inclui: Treinamento, Trabalho em Equipe e Liderança.


III. Binding Mortar Inclui: Comunicação.


IV. Telhado Inclui: Reconhecimento.


I. Fundação


TQM é construído sobre uma base de ética, integridade e confiança. Promove abertura, justiça e sinceridade e permite o envolvimento de todos. Esta é a chave para desvendar o potencial máximo da TQM. Estes três elementos se movem juntos, no entanto, cada elemento oferece algo diferente do conceito TQM.


1. Ética A ética é a disciplina relacionada com o bem eo mal em qualquer situação. Trata-se de um tema de duas faces representado pela ética organizacional e individual. A ética organizacional estabelece um código de ética empresarial que delineia diretrizes que todos os funcionários devem aderir ao desempenho de seu trabalho. A ética individual inclui os direitos pessoais ou os erros.


2. Integridade A integridade implica honestidade, moral, valores, justiça e adesão aos fatos e sinceridade. A característica é o que os clientes (internos ou externos) esperam e merecem receber. As pessoas vêem o oposto da integridade como duplicidade. TQM não funcionará em uma atmosfera de duplicidade.


3. Confiança A confiança é um subproduto da integridade e da conduta ética. Sem confiança, a estrutura da TQM não pode ser construída. A confiança promove a plena participação de todos os membros. Ele permite o empoderamento que incentiva a propriedade do orgulho e incentiva o compromisso. Permite a tomada de decisões nos níveis apropriados na organização, promove a tomada de risco individual para a melhoria contínua e ajuda a assegurar que as medidas se centram na melhoria do processo e não são usadas para contender as pessoas. A confiança é essencial para garantir a satisfação do cliente. Assim, a confiança constrói o ambiente cooperativo essencial para TQM.


Baseando-se na base forte de confiança, ética e integridade, os tijolos são colocados para alcançar o telhado do reconhecimento. Inclui:


4. Treinamento O treinamento é muito importante para que os funcionários sejam altamente produtivos. Os supervisores são os únicos responsáveis ​​pela implementação da TQM dentro de seus departamentos, e ensinando aos seus funcionários as filosofias da TQM. Treinamento que os funcionários exigem são habilidades interpessoais, a capacidade de funcionar dentro de equipes, resolução de problemas, tomada de decisão, análise de desempenho de gestão de trabalho e melhoria, economia empresarial e habilidades técnicas. Durante a criação ea formação da TQM, os funcionários são treinados para que eles possam se tornar funcionários eficazes para a empresa.


5. Trabalho em equipe Para se tornar bem sucedido nos negócios, o trabalho em equipe é também um elemento-chave da TQM. Com o uso de equipes, o negócio receberá soluções mais rápidas e melhores para os problemas. As equipes também proporcionam melhorias permanentes nos processos e operações. Em equipes, as pessoas se sentem mais confortáveis ​​trazendo problemas que podem ocorrer e podem obter ajuda de outros trabalhadores para encontrar uma solução e colocá-la em prática. Existem principalmente três tipos de equipes que as organizações TQM adotam:


A. Equipes de melhoria da qualidade ou equipes de excelência (QITs) Estas são equipes temporárias com a finalidade de lidar com problemas específicos que muitas vezes se repetem. Essas equipes são criadas por um período de três a doze meses.


B. Equipes de resolução de problemas (PSTs) Estas são equipas temporárias para resolver certos problemas e também para identificar e superar causas de problemas. Eles geralmente duram de uma semana a três meses.


C. Equipes de trabalho natural (NWTs) Estas equipes consistem em pequenos grupos de trabalhadores qualificados que compartilham tarefas e responsabilidades. Essas equipes usam conceitos como equipes de envolvimento de funcionários, equipes autogerenciadas e círculos de qualidade. Essas equipes geralmente trabalham de uma a duas horas por semana.


6. Liderança É possivelmente o elemento mais importante no TQM. Ele aparece em toda a organização. Liderança em TQM exige que o gerente para fornecer uma visão inspiradora, fazer direções estratégicas que são compreendidas por todos e instilar valores que orientam subordinados. Para que a TQM seja bem-sucedida no negócio, o supervisor deve estar comprometido em liderar seus funcionários. Um supervisor deve entender TQM, acreditar nele e depois demonstrar sua crença e compromisso através de suas práticas diárias de TQM. O supervisor certifica-se de que estratégias, filosofias, valores e objetivos são transmitidos através da organização para fornecer foco, clareza e direção. Um ponto chave é que a TQM tem de ser introduzida e liderada pela alta administração. Comprometimento e envolvimento pessoal é exigido da alta gerência na criação e implantação de valores de qualidade claros e objetivos consistentes com os objetivos da empresa e na criação e implementação de sistemas bem definidos, métodos e medidas de desempenho para alcançar esses objetivos.


III. Argamassa Encadernadora


7. Comunicação Ele une tudo. Começando da fundação ao telhado da casa de TQM, tudo é limitado pela argamassa forte da comunicação. Ele age como um elo vital entre todos os elementos da TQM. Comunicação significa uma compreensão comum das idéias entre o remetente eo receptor. O sucesso da TQM exige comunicação com e entre todos os membros da organização, fornecedores e clientes. Os supervisores devem manter as vias aéreas abertas onde os funcionários podem enviar e receber informações sobre o processo TQM. A comunicação, juntamente com o compartilhamento de informações corretas, é vital. Para que a comunicação seja credível, a mensagem deve ser clara e o receptor deve interpretar da maneira que o remetente pretendia.


Existem diferentes formas de comunicação, tais como:


A. Comunicação descendente Esta é a forma dominante de comunicação em uma organização. As apresentações e discussões basicamente o fazem. Por isso, os supervisores são capazes de fazer os funcionários claros sobre TQM.


B. Comunicação ascendente Com isso, o nível mais baixo de funcionários é capaz de fornecer sugestões para a alta administração dos efeitos da TQM. Como os funcionários fornecem insight e crítica construtiva, os supervisores devem ouvir eficazmente para corrigir a situação que vem através do uso de TQM. Isso forma um nível de confiança entre supervisores e funcionários. Isso também é semelhante ao empoderamento da comunicação, onde os supervisores manter ouvidos abertos e ouvir os outros.


C. Comunicação lateral Este tipo de comunicação é importante porque rompe barreiras entre departamentos. Ele também permite lidar com clientes e fornecedores de uma forma mais profissional.


8. Reconhecimento O reconhecimento é o último e último elemento de todo o sistema. Ele deve ser fornecido tanto para sugestões e realizações para as equipes, bem como indivíduos. Empregados se esforçam para receber o reconhecimento para si e suas equipes. Detectar e reconhecer colaboradores é o trabalho mais importante de um supervisor. À medida que as pessoas são reconhecidas, pode haver grandes mudanças na auto-estima, produtividade, qualidade ea quantidade de esforço exortado para a tarefa em mãos. Reconhecimento vem em sua melhor forma quando é imediatamente após uma ação que um funcionário tem realizado. Reconhecimento vem em diferentes formas, lugares e tempo, tais como,


Maneiras Pode ser por meio de carta pessoal da alta gerência. Também por banquetes de prêmio, placas, troféus etc.


Locais Bons artistas podem ser reconhecidos na frente de departamentos, em placas de desempenho e também na frente da alta gerência.


Reconhecimento de tempo pode ser dado a qualquer momento, como na reunião de pessoal, banquetes de prêmio anual, etc


Conclusão


Podemos concluir que esses oito elementos são fundamentais para garantir o sucesso da TQM em uma organização e que o supervisor é uma parte importante no desenvolvimento desses elementos no local de trabalho. Sem esses elementos, as entidades de negócios não podem ser bem sucedidas implementadores TQM. É muito claro a partir da discussão acima que TQM sem envolvimento integridade, ética e confiança seria um grande remiss, na verdade, seria incompleta. O treinamento é a chave pela qual a organização cria um ambiente TQM. Liderança e trabalho em equipe andam de mãos dadas. A falta de comunicação entre departamentos, supervisores e funcionários cria um fardo para todo o processo TQM. Por último, mas não menos importante, o reconhecimento deve ser dado às pessoas que contribuíram para a tarefa global concluída. Daí, liderar pelo exemplo, treinar os funcionários para fornecer um produto de qualidade, criar um ambiente onde não há medo de compartilhar conhecimento e dar crédito onde o crédito é devido é o lema de uma organização bem sucedida TQM.

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